<$BlogRSDUrl$>

8ITENTAS

Maravilhosos anos oitenta. Tudo o que está aqui são as minhas referências de adolescência: filmes, músicas, acontecimentos, objectos, tudo o que marcou a década em que tomei consciência do Mundo como ele é. Só mesmo 80's.

quarta-feira, agosto 25, 2004

Faz hoje 16 anos: 25 de Agosto de 1988



Entre as 4h e 30m e as 4h e 45m da manhã, na secção de perfumaria e «lingerie» dos Grandes Armazéns Grandela, começava o incêndio. O alarme só foi dado às 5h e 19m, devido à falha dos telefones e do alarme de incêndio. Só às 15h foi anunciado que o fogo se encontrava dominado, quando já tinham ardido quatro quarteirões. O rescaldo só dado como terminado dez dias depois.

Desaparecia a fachada histórica de uma das zonas mais marcantes do período pombalino. Desgraçado Sebastião José de Carvalho e Melo, que deve ter dado umas quantas voltas na tumba.

80 milhões de contos de prejuízo contabilizados pelos comerciantes, com 18 edifícios destruídos pelas chamas e, sobretudo, após a contabilização de feridos e dos dois mortos, Siza Vieira foi o homem escolhido para renovar. Renovou, inovou e respeitou o passado histórico da zona. A transformação já é da década de 90, mas a desgraça ficou-se pelos oitentas.

Nunca quis ver Lisboa a arder...

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com