<$BlogRSDUrl$>

8ITENTAS

Maravilhosos anos oitenta. Tudo o que está aqui são as minhas referências de adolescência: filmes, músicas, acontecimentos, objectos, tudo o que marcou a década em que tomei consciência do Mundo como ele é. Só mesmo 80's.

domingo, agosto 01, 2004

O meu primeiro...



Não fosse a informática e o que seria dos blogs? Foi assim que tudo começou, pelo menos para mim. Lançado em Abril de 1982, pela Sinclair Research, o objectivo principal foi o de levar para casa o gozo dos famosos jogos de arcádia, aquelas máquinas onde uma geração de putos torrou umas moedas de 25 escudos (à minha época, mas também as moedas podem ser um post à parte deste...). Jogos da Atari, da Namco, da PSION que me faziam ficar acordado pela noite dentro, ao som daquele barulho agudo em vários tons, que fazia ao carregar os jogos (depois do famoso LOAD ""enter ! ! ! ! !)

Sinceramente, e tenho pena, já não me lembro qual foi o primeiro jogo que tive. Mas recordo-me de alguns bem simples como o Manic Miner, o Chuckie Egg, o Pole Position, o Match Point, levezinhos e que não rebentavam com a memória de RAM de 48k.

E o prazer das teclas de borracha? LINDO!

Não tão lindo era a linguagem BASIC em que assentava o Spectrum. Só conseguia fazer um círculo, para o meu pai não ficar triste e ver que o computador só era aproveitado para os jogos! Mas também me lembro do comando GO TO.

Coitadinhos dos 8 bits, comparados com os 64 e 128 que as consolas de hoje já têm.

Mas ainda cheguei a ter a versão melhorada do 48k. O 128k+2 já com leitor de cassetes incorporado.



Mas não era "mágico" como o seu antecessor e as suas teclas de borracha!

Tenho saudades do 48k, que nunca mais vi o meu. Mas ainda guardo o 128k (não sei onde, mas sei que o tenho, se não teve o mesmo fim que toda a minha colecção de revistas Kapa, que a minha senhora mãe achou que não devia querer aquilo para nada e deitou-as fora. Foi o dia em que a retirei como beneficiária do meu seguro de vida!)

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com