<$BlogRSDUrl$>

8ITENTAS

Maravilhosos anos oitenta. Tudo o que está aqui são as minhas referências de adolescência: filmes, músicas, acontecimentos, objectos, tudo o que marcou a década em que tomei consciência do Mundo como ele é. Só mesmo 80's.

quinta-feira, setembro 16, 2004

Uma PAnCada ou MANia? 



Em meados do primeiro ano da década de 80, a Namco lançou um jogo de vídeo, só para máquinas de arcada, que viria a marcar uma era de entretenimento electrónico. O PAC-MAN foi mesmo usado pelo 7UP para anúncios comerciais e o comilão smile ganhou (se é que ainda precisava disso) reconhecimento à escala planetária. Não acredito que haja muitas pessoas neste mundo que nunca tenham experimentado.

Originais, até hoje, foram feitas 16 versões do jogo (incluindo uma, a última - talvez 1999 -, a três dimensões). Clones, há mais do que muitos: para DOS, Windows, Macintosh, Commodore, Java, Atari, Linux, Tandy, HP. Todos querem colar-se ao mega-sucesso dos anos 80.

A febre é tanta que a Namco, a empresa japonesa responsável pelo lançamento do jogo, abriu em Agosto deste ano um café em Orlando chamado PacManCafé. Uma verdadeira loucura! Quem viu o filme Top Secret, com o Val Kilmer, também se lembra da célebre cena do comboio a chegar a Berlim, continuada depois no táxi, que ia deixando pontinhos brancos no suposto mapa da cidade, vindo depois os alegres smiles comer os ditos pontinhos...



É verdade... e um ano depois é lançada a versão feminina, que todos se lembram do pormenor do lacinho vermelho na «smila»:



Grande década de 80!
|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com